Foram realizadas no final de semana as provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. O documento de nº 80/2017 visa preencher 162 cargos públicos efetivos, além de formar um cadastro reserva para futuras nomeações em várias funções da autarquia, dentro do prazo de validade.

 Do total de vagas oferecidas no concurso, 10% serão reservadas às pessoas com deficiência e 20% ficam para os candidatos afrodescendentes. Mais de 5 mil candidatos participam do certame.

No caso de igualdade na classificação final, dar-se-á preferência, sucessivamente, ao candidato que:

 -Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição nestes Concursos Públicos, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso - Lei Federal nº 10.741/03;

 - Obtiver maior número de acertos na prova de Conhecimentos Específicos; 

- Tiver maior idade, para os candidatos não alcançados pelo Estatuto do Idoso. 

Persistindo o empate, o desempate será realizado por meio de Sorteio pela Loteria Federal, de acordo com o que segue: 

- Os candidatos empatados serão ordenados de acordo com seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da loteria federal do dia imediatamente posterior ao da aplicação da prova teórico objetiva. 

- Do resultado, se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem de desempate será crescente.

 - Do resultado, se a soma dos algarismos da loteria federal for ímpar, a ordem de desempate será decrescente.

A validade do concurso será de dois anos a partir da data de homologação dos resultados finais, prorrogável por mais dois anos, conforme as necessidades ditadas pelo interesse do Município de Pelotas.

Acompanhe a divulgação do resultado final do concurso público