O concurso público da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 31 mil participantes que disputam 51 vagas e formar cadastro de reserva em diversos cargos que exigem ensino médio e superior no quadro de pessoal do Legislativo estadual. Das vagas abertas, 5 serão destinadas para as pessoas com deficiência e 7 vagas para os candidatos negros.

As vagas são para os cargos de Agente Legislativo, Técnico Legislativo, Administrador, Contador, Arquiteto, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Elétrico, Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação e Procurador. Os salários variam entre R$ 6.325,61 e R$ 23.084,61.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 8 de abril, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. A avaliação desta etapa será feita, conforme o edital, de maneiras distintas, conforme o grupo de cada concorrente.

Para os candidatos aos cargos de Analista Legislativo e Procurador será aplicada uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. As questões discursivas falarão sobre os conteúdos programáticos do edital e deverão ser redigidas com no mínimo 15 e no máximo, 30 linhas. 

Os concorrentes ao cargo de Técnico e Agente Legislativo também passaram por uma prova de redação com um tema geral, valendo 40 pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver nota igual ou superior a 24 pontos. Somente serão corrigidas as provas dos concorrentes considerados aprovados nas provas objetiva. 

Para os candidatos aos cargos de Analista Legislativo e Procurador será aplicada uma prova de títulos aonde serão aceitos certificados ou declarações emitidas pela internet ou com assinatura eletrônica se estes apresentarem a possibilidade da autenticação eletrônica. 

Os aspirantes aos cargos de Agente Legislativo, passarão por um teste de aptidão física, de caráter eliminatório, somente participarão desta fase os aspirantes aprovados e classificados na prova objetiva e de redação. Esta etapa, visa avaliar a aptidão do candidato para desempenhar as tarefas típicas do cargo. O candidato que não realizar a prova de aptidão física ou não atingir a performance mínima em qualquer um dos testes ou que não comparecer para a sua realização será considerado inapto e, consequentemente, eliminado, não tendo classificação alguma no certame.

Já a avaliação psicológica para os candidatos aprovados no teste de aptidão física do cargo de Agente Legislativo, de caráter eliminatório, consistirá de aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos, dinâmica de grupo e anamnese, que visa apurar as condições necessárias para uma perfeita adaptabilidade e um bom desempenho do candidato no exercício do cargo. 

Os recursos e pedidos de revisão deverão ser dirigidos por formulário eletrônico, no site da organizadora, em um período de três dias úteis, a contar da data da publicação do ato que gerou desacordo. 

O concurso público tem prazo de validade de um ano, contado da publicação da respectiva homologação, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério da Assembleia Legislativa do Estado do RS.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público