O concurso público do município de Esteio, Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 3 mil inscritos que disputam 14 vagas para diversos cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salários das funções variam de acordo com o cargo pretendido, entre R$ 1.298,64 e R$ 7.798,35, mais gratificações e benefícios.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 4 de março, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. Os exames terão notas distintas conforme cargo de concorrência, sendo considerado aprovado aquele que obtiver note igual ou superior a 50% do total de pontos. O gabarito preliminar desta etapa foi divulgado nesta segunda-feira, 5 de março. 

A etapa seguinte para os concorrentes ao cargo de Guarda Municipal, será o teste de aptidão física, de caráter eliminatório. Neste passo, será aferido a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, às exigências do ofício. 

Para os cargos de Operador de Maquinas e Sepultador haverá uma prova prática com pontuação de zero a 100 ponto. A mesma servirá para avaliar a experiência e conhecimentos técnicos do candidato e constará da demonstração prática de sua habilidade na execução de tarefas de acordo com as atribuições do cargo. Serão considerados aprovados, aqueles que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 60 pontos.

Já os concorrentes aos cargos de Analista Administrativo, Analista de Logística, Analista de Sistemas e Educador Social, passarão por uma avaliação de títulos, de caráter exclusivamente classificatório. Nesta etapa os concorrentes deverão apresentar certificados que comprovem que possuem graduação, mestrado e doutorado.

O candidato ao cargo de Guarda Municipal será submetido à Investigação Social, de caráter eliminatório, no decorrer de todo o concurso, até o ato de nomeação e posse no cargo pleiteado. Sendo assim o aspirante deverá apresentar comprovação de Idoneidade Moral, através de certidões negativas expedidas pelo Poder Judiciário Federal, Estadual e Distrital, ficando a cargo do Município a realização da Investigação Social da Vida Pregressa.

Será admitida interposição de recursos em todas as etapas do concurso, que deverão ser dirigidos por formulário eletrônico, que será disponibilizado do site da organizadora e enviados a partir da 0 hora do primeiro dia até as 23h59min do terceiro dia da publicação do ato que gerou desacordo. 

A classificação final do certame, será feita com base nas notas obtidas pelos candidatos durante todo o processo de seleção. 

A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período a critério exclusivo da administração municipal.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso publico