O concurso público da Prefeitura de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de dois mil candidatos que disputam duas vagas efetivas nos cargos de Professor de Educação Infantil e Professor de Anos Iniciais. As funções exigem licenciatura plena em Pedagogia ou Curso Normal pós-médio normal ou Curso Normal Superior. O salário dos professores será de R$ 1.463,61 por jornada de trabalho de 20 horas por semana. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 23 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior 60% do total de pontos.

Gabarito

A publicação dos gabaritos preliminares das provas objetivas será nesta segunda-feira, 24 de setembro, através do site da Fundação La Salle.

No mesmo dia das provas objetivas os candidatos realizaram uma redação de caráter eliminatório e classificatório. Esta, exigia uma redação de texto dissertativo sobre tema específico contido no conteúdo programático. A nota da redação tem variação de zero pontos a 30 pontos, sendo a pontuação máxima. Para fins de aprovação o candidato deverá obter a nota mínima de 15 pontos nesta etapa. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos aprovados e com as melhores pontuações na etapa de provas objetivas.

Os concorrentes passarão também por uma prova de título - formação acadêmica, de caráter classificatório. Esta, consiste na avaliação somente da experiência profissional de magistério em regência de classe, como empregado e/ou servidor público, contados a partir do ano 2000. A comprovação da experiência profissional poderá ser por órgão público, empresa privada ou empresa mista, relacionado à área do cargo pleiteado para o qual o candidato concorre. Em hipótese alguma um candidato poderá receber mais de 15 pontos nesta avaliação.

O prazo para interposição de recurso será de três dias úteis do fato que lhe deu origem, a contar do dia divulgação do evento que motivou a reclamação.

A classificação final será realizada pela ordem decrescente da nota final obtida neste Concurso Público que compreenderá a nota da prova objetiva, somada a nota da redação, e somada a nota da prova de títulos (formação acadêmica e experiência profissional).

A nomeação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem de classificação.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação final do certame, podendo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público