O concurso público da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último domingo, 20 de maio, contou com mais de 16 mil candidatos que disputam 100 vagas na carreira de Delegado de Polícia. Das 100 vagas ofertadas, 10 serão destinadas para os candidatos portadores de deficiência e 16 ficam para os candidatos negros e pardos. Os Delegados têm vencimentos de R$ 20.353,06, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Havendo igualdade na média de dois ou mais candidatos, o desempate para efeito de ordem de classificação para a matrícula obedecerá, sucessivamente, aos seguintes critérios (exceto para o previsto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº 10.741/03):

- Maior média na Prova da Fase Intermediária;

- Maior nota na Prova Escrita Discursiva de Direito Penal;

- Maior nota na Prova Escrita Discursiva de Direito Processual Penal;

- Maior média na Prova Oral;

- Maior média na Prova de Títulos;

- Maior nota na Prova de Língua Portuguesa da Fase Preliminar.

Persistindo o empate entre os candidatos, após aplicadas as regras acima, desempate dar-se- á por meio de sorteio público, com o chamamento dos interessados para presenciarem o ato, mediante edital publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de três dias úteis da data de sua realização.

A ordem de classificação será baseada exclusivamente na nota final obtida no Curso de Formação Profissional e será rigorosamente obedecida para efeitos de escolha de lotação para todos os candidatos.

A validade do concurso público para nomeação dos aprovados será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. 

Acompanhe a divulgação do resultado final do concurso público