O concurso público da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de seis mil candidatos que disputam 250 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Quadro, sendo 200 para formação de Oficiais da Brigada Militar e 50 para o curso de formação de Oficiais Bombeiros. Do total de oportunidades, 16% serão reservadas aos candidatos afrodescendentes. O Aluno-Oficial fará jus, durante o período de curso, à bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica. Após a formação, a remuneração do posto de Capitão é de R$ 11.620,55, e demais vantagens, com jornada de 40 horas semanais.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 24 de março, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos. 

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas será publicado nesta terça-feira, 26 de março, no site da organizadora. Veja o gabarito!

Juntamente com as provas objetivas, os candidatos realizaram uma prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório. Esta, será avaliada de zero a 100 pontos, sendo 10 pontos para cada questão e será considerado aprovado o candidato que alcançar pontuação igual ou superior 50 pontos. O candidato que não alcançar no mínimo 50 pontos automaticamente será considerado reprovado e eliminado do Concurso. 

A Prova de Títulos, de caráter classificatório, será avaliada de zero a 100 pontos. O candidato deverá preencher o Formulário da Prova de Títulos, que integra o edital, e adicionar a relação de títulos com cópia autenticada dos documentos. Deverá entregá-los ou enviá-los no período previsto no cronograma de execução do edital, pessoalmente ou por SEDEX e A.R. (aviso de recebimento), no endereço da Fundação La Salle, Av. Getúlio Vargas, nº 5558 - Sala 105 - Centro, Canoas/RS, CEP 92010-242. Em caso de envio da documentação por SEDEX e A.R., a data de postagem deverá ser até o último dia da data limite para entrega.

Para o candidato aprovado nas etapas anteriores, haverá também Exame de Saúde, de caráter eliminatório. Para a realização do exame de saúde, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, no momento da sua inspeção, os exames abaixo relacionados, realizados sob suas expensas, não sendo concedido prazo adicional, inclusive no mesmo dia.

Os candidatos aprovados no exame de saúde, realizarão um Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório. Este será realizado pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física da Brigada Militar (COPPAFI/BM) que avaliará as condições físicas do candidato, através de exercícios e respectivos índices mínimos exigidos. Para a realização do Exame de Capacitação Física, o candidato deverá apresentar-se no local, na data e no horário que lhe forem designados, trajando calção e/ou abrigo, camiseta e tênis, não sendo permitida a realização do Exame para os candidatos que não se apresentarem assim vestidos, causando sua eliminação.

Para o Exame Psicológico, de caráter eliminatório, serão convocados por ordem de classificação os candidatos aprovados no exame de capacitação física e respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos. Este, para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e perfil psicológico para desempenho do cargo.

Haverá também prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 30 pontos, e será considerado aprovado o candidato que alcançar pontuação igual ou superior 15 pontos. O candidato que não alcançar no mínimo 15 pontos automaticamente será considerado reprovado e eliminado do Concurso. A prova oral será gravada, de modo a comprovar a qualquer tempo os procedimentos realizados.

O candidato poderá interpor recurso, no prazo de três dias úteis, a contar do primeiro dia útil subsequente ao da publicação do objeto de recurso.

A classificação final será realizada pela ordem decrescente da nota final obtida neste Concurso Público que compreenderá a nota da fase de exame intelectual, somada a nota da etapa de prova oral.

O Resultado Final do Concurso será homologado através de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado e divulgado após realizadas as fases e decididos todos os recursos interpostos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público