A Polícia Civil do estado de Tocantins registrou 22.440 candidatos inscritos em seu concurso público aberto ao decorrer de 2014. Domingo (25) ocorreram as primeiras provas objetivas do certame aplicadas pela Fundação Aroeira para o cargo de Delegado. Para Médico Legista e Perito Criminal as avaliações ocorrem em 8 de junho e para os demais cargos em 1º de junho.

São 3 editais de normas que foram lançados em 11 de abril de 2014, constando de um total de 510 vagas para os cargos de Delegado, Agente de Polícia, Escrivão, Auxiliar de Autópsia, Papiloscopista, Médico Legista e Perito Criminal.

Todos os cargos exigem graduação de nível superior e remuneram aos valores de R$ 4.150,10 a R$ 10.735,28 mensais, de acordo com a função almejada. É reservado um mínimo de 5% das vagas para portadores de deficiência.

As provas objetivas do concurso são para todos os cargos e versarão sobre conhecimentos básicos e específicos. Elas se darão da seguinte forma:

- Delegado: São 20 questões de conhecimentos gerais (1 ponto cada) e 40 de específicos (1,5 ponto cada), totalizando uma nota de 0 a 80 pontos. Será aprovado aquele que acertar ao menos 50% das questões de cada área.

- Demais cargos: São 40 questões de conhecimentos gerais (1 ponto cada) e 40 de específicos (1,5 cada), totalizando uma nota de 0 a 100 pontos. Será aprovado aquele que acertar ao menos 50% das questões de cada área (20 em gerais e 30 em específicos).

A prova de redação (apenas para o cargo de Delegado) vale de 0 a 20 pontos, sendo 10 o mínimo para ser aprovado.

Candidatos aprovados nas etapas acima descrita e classificados dentro da margem de corte serão convocadas para as seguintes etapas eliminatórias: Exame médico, Teste de aptidão física e Exame psicológico.

A etapa de Avaliação de Títulos pode somar até 10 pontos na nota final dos inscritos, sendo apenas de caráter classificatório.

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos, no horário das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, ininterruptamente. Caso restares dúvidas referentes ao concurso, confira seus editais de normas.

Gabarito

Os gabaritos deste concurso serão divulgados ao término do dia de cada avaliação objetiva, ou seja, eles serão postados logo abaixo em 25 de maio, e 1 e 8 de junho de 2014, possibilitando consulta por parte dos interessados.

As notas, resultados e classificação deste concurso serão divulgados na aba "resultado divulgado" em anexo, de acordo forem apurados pela organização responsável.