O concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Tocantins (IFTO), que ocorreu do último final de semana, 22 de abril, contou com mais de 5 mil candidatos que disputam 10 vagas em cargos de ensino médio e superior para atuação na área de docência e também na área administrativa da instituição. Os salários variam entre R$ 1.945,07 e R$ 9.585,67.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 22 de abril, contaram com questões de múltipla escolha e serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato com nota igual ou superior 60% do total de pontos.

Gabaritos IFTO

Os gabaritos das provas serão publicados ainda no dia 22 de abril pelo site do IFTO. Os resultados preliminares das provas sairão no dia 2 de maio.

Outra etapa do concurso é a prova prática de desempenho didático-pedagógico para o cargo de professor EBTT. Esta fase destina-se a apurar a aptidão, a capacidade pedagógica de comunicação, a habilidade técnica e o domínio do conteúdo programático, mediante explanação e, se necessário, arguição do candidato pelos membros da banca examinadora. A nota final da prova prática de desempenho didático-pedagógico será obtida pela média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora, sendo a nota expressa com até duas casas decimais depois da vírgula.

Os concorrentes ao cargo técnico-administrativo em educação, passarão por uma prova prática somente os candidatos classificados na prova escrita, por ordem decrescente de classificação dos pontos obtidos. A esta prova será atribuída a pontuação de zero a 100 pontos, sendo eliminado do certame o candidato que nela obtiver pontuação inferior a 60% dos pontos.

A prova de títulos para o cargo de professor EBTT avaliará os títulos acadêmicos e a comprovação de experiência profissional e de produção científica do candidato. Esta documentação, deveria ter sido entregue no dia das provas objetivas. Esta etapa, terá caráter classificatório, no valor de 100 pontos. O candidato que não entregar os títulos para avaliação não será eliminado do concurso público, porém terá pontuação zero para esta fase.

Será permitido interposição de recursos quanto ao ato que gerou desacordo no prazo de dois dias úteis.

O candidato aprovado será convocado para nomeação, rigorosamente de acordo com a classificação obtida no resultado final, considerando-se as vagas existentes ou as que venham a existir para o cargo ou área de conhecimento a que concorreu no quadro permanente do IFTO.

O concurso terá validade de um ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público