O concurso público que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 8 mil inscritos que disputam 36 vagas para homens e 4 para mulheres no curso de formação de Oficiais (CFO). O mesmo visa selecionar candidatos hábeis para o exercício de comando, chefia, liderança e subordinação, no enfrentamento de situações conflitivas e de alto risco, em defesa da sociedade, inclusive portando armas de fogo e outros instrumentos inerentes à atividade policial, sem colocar em risco a comunidade a que irá servir e a si mesmo.
A prova objetiva que ocorreu no último domingo, 11 de março, era de caráter eliminatório e classificatório e continha questões de múltipla escolha. A mesma tem pontuação de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado, aquele que obtiver nota igual ou superior a 60% do total de pontos. O gabarito preliminar e o caderno de questões desta etapa já podem ser consultados no site da organizadora.
A primeira etapa também contou com uma prova dissertativa, que constituía da elaboração de uma redação e terá valor máximo de 25 pontos. Nesta etapa, será considerado aprovado, o aspirante que obtiver, no mínimo, 50% da pontuação máxima. Somente serão corrigidas as provas dos candidatos que forem considerados aprovados na prova escrita.
A segunda etapa do certame contará com um exame de capacidade física, de caráter eliminatório e será realizado na cidade de Palmas/TO. Somente será convocado para participar desta etapa o candidato que tiver aprovação comprovada na primeira fase. O objetivo do exame é o de verificar a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, as exigências próprias do cargo.
Já a terceira fase, será a avalição psicológica, de caráter eliminatório. Esta avalição é um processo realizado mediante emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas ao Oficial do Quadro de Oficiais Policiais Militares - QOPM. Tais atividades submetem a forte pressão externa e emocional, porte de arma de fogo, risco de morte, de invalidez, de contágio por doenças, de degeneração do estado de saúde mental, de lesão corporal, de responsabilidade civil, penal e administrativa.
A quarta etapa consiste na avaliação médica e odontológica, de caráter eliminatório, e tem por objetivo verificar, mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais solicitados, a existência de doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato.
A quinta e última fase do concurso contará com a investigação social e da vida pregressa do concorrente. De caráter eliminatório, esta será realizada usando as formas legais de obtenção de informações sobre a conduta e a vida pregressa do candidato.
Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados à AOCP Concursos Públicos no prazo de dois dias úteis, a contar da publicação das decisões do objeto do recurso.
O Curso de Formação de Oficiais
Serão convocados para o Curso de Formação de Oficiais os 40 primeiros classificados, aprovados e aptos nas etapas do Concurso, distribuídas em 36 vagas para candidatos do sexo masculino e quatro vagas para candidatas do sexo feminino. No decorrer da realização do curso o Cadete estará sujeito às leis, normas e regulamentos que regem a Polícia Militar, além daquelas vigentes no Estabelecimento de Ensino em que vier a ser matriculado.
O curso terá duração de no mínimo dois anos e no máximo três anos e será realizado na cidade de Palmas, na Academia Policial Militar Tiradentes, ou em outro local determinado pelo Comando-Geral da Polícia Militar. Durante a duração do mesmo, a jornada de estudos e estágios será em regime de tempo integral, com dedicação exclusiva, cujas atividades poderão se desenvolver nos horários diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Findada a etapa de preenchimento das vagas, não havendo candidatas de sexo feminino aprovadas em quantidade suficiente para atingir o limite de reservas de vagas determinado em lei, optar-se-á pelo seu preenchimento com candidatos do sexo oposto.
A divulgação referente aos resultados das três primeiras fases do concurso será feita através do site da organizadora, e de forma suplementar, quando necessário, em outros veículos de comunicação de circulação no Estado do Tocantins.
O prazo de validade deste concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Acomapanhe a divulgação do gabarito e resultado do concurso público