O concurso público da Força Aérea Brasileira, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 30 mil concorrentes que disputam 227 vagas ao Curso de Formação de Sargentos para ingresso no Primeiro Semestre do ano de 2019 (IE/EA CFS 1/2019), nas especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos (R$ 1.010,00), além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. Após a formação no curso, o candidato passa à graduação de terceiro-sargento, que tem vencimentos na ordem de R$ 3.584,00. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 01 de julho, contaram com questões de múltipla escolha. Está terá pontuação de zero a dez, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver no mínimo 5 pontos na média final. O gabarito preliminar para as provas objetivas será divulgado via internet, nesta segunda-feira, 28 de maio de 2018.

A etapa seguinte do certame é a Inspeção de Saúde, que avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Somente será considerado apto na INSPSAU o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA.

Outra etapa do concurso é o exame de aptidão psicológica, este tem por objetivo avaliar as condições comportamentais, características de interesse, por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas. Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse, conforme o padrão seletivo estabelecido para a função que irão exercer.

Os concorrentes passarão também por um teste de avaliação do condicionamento físico (TACF), aonde será avaliado a resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso. Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na INSPSAU e que não tenham sido excluídos em etapa anterior desse exame. O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções "apto" ou "não apto".

A última etapa do certame é a validação documental, que será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deveriam ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples ou autenticadas de cada um deles. 

O candidato poderá interpor recurso, no prazo de três dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do ato impugnado.

Serão selecionados para a habilitação à matrícula no CFS 1/2019 os candidatos aprovados (em todas as etapas do processo seletivo) e que forem classificados dentro do número de vagas fixadas, considerando a ordem decrescente de suas médias finais, os critérios de desempate e a homologação da JEA. 

O prazo de validade do EA CFS 1/2019 expirar-se-á oito dias corridos, a contar da data subsequente à realização da concentração final. 

Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas deste exame somente terão validade para a matrícula no CFS 1/2019.  

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público