O concurso público da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, do Distrito Federal, que ocorreria no último final de semana, foi adiado mais uma vez. O comunicado da suspensão saiu pelo site da INAZ do Pará, organizadora da seleção no mesmo dia em que seriam aplicadas as provas, domingo, revoltando os candidatos - veja o comunicado.

Os candidatos foram pegos de surpresa sobre a nova suspensão do concurso, pois recentemente a INAZ havia divulgado a nova data de realização das provas e os locais foram informados na última semana.

O concurso contou com mais de 76 mil candidatos que disputam 96 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 2.804,87 e R$ 12.647,36 por regime de trabalho de 20 a 40 horas por semana.

As vagas são para Agente administrativo, Técnico Agrícola, Auxiliar Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Topógrafo, Administrador, Advogado, Arquiteto, Contador, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Geólogo, Médico do Trabalho, Analista de Sistema, Arquivista e Técnico de Recursos Humanos.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreriam no último domingo, 16 de dezembro, teriam questões de múltipla escolha avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60 pontos, observando a pontuação mínima exigida em cada grupo de questões.

Os candidatos classificados até a trigésima posição na primeira fase para o emprego de Topógrafo, serão convocados a realizar a prova prática. Esta, de caráter eliminatório e classificatório, valerá de zero a 100 pontos e terá por objetivo avaliar a aptidão do candidato para o desempenho de tarefas típicas do emprego. Será considerado nesta etapa o concorrente que obtiver nota superior a 50% do total de pontos.

Para os concorrentes ao cargo de Advogado, haverá ainda prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, tem o objetivo de avaliar os conhecimentos específicos pertinentes ao emprego de Advogado, e ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso da norma culta da Língua Portuguesa. Ela será composta por uma questão discursiva, na qual o candidato deveria redigir sua resposta com extensão mínimo de 20 linhas e máxima de 30 linhas.

A nota final dos candidatos será o resultado da soma das notas obtidas em todas as etapas do concurso, obedecendo os critérios de classificação de cada etapa. O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Novacap.

Acompanhe a divulgação de informações sobre o andamento do concurso da NOVACAP