O concurso público da Defensoria Pública do Distrito Federal, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de dez mil candidatos que disputam 12 vagas imediatas, mais cadastro reserva, sendo duas delas reservadas para pessoas com deficiência. A remuneração do Defensor Público de Segunda Categoria é de R$ 24.668,75. O cargo de Defensor exige diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos de prática forense. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 7 de julho, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de em uma escala de zero a 200 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na internet, no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas da data provável de 10 julho de 2019.

As provas discursivas serão aplicadas nas datas prováveis de 7 e 8 de setembro de 2019, terão a duração de 5 horas cada, valerão 100,00 pontos cada e consistirão de duas peças processuais, de até 120 linhas, e quatro questões, de até 30 linhas cada, acerca das áreas de conhecimento.  Respeitados os empates na última colocação, serão convocados para as provas discursivas os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados até a 240ª posição, para os candidatos de ampla concorrência, e até a 60ª posição, para os candidatos que se declararam com deficiência. O padrão preliminar de resposta das provas discursivas será divulgado na internet, no endereço eletrônico, a partir das 19 horas da data provável de 9 de setembro de 2019.

A prova oral, de caráter eliminatório, valerá em seu conjunto 60 pontos e será dividida em três grupos distintos, cada um valendo 20 pontos. Na avaliação da prova oral, serão considerados o domínio do conhecimento, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.  Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 10 pontos em algum dos grupos da prova oral ou que não comparecer para a realização da prova. A prova oral terá a duração de até 30 minutos, sendo 10 minutos para cada grupo de áreas do conhecimento, tempo em que o candidato deverá ler e responder as perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder a arguição da banca examinadora.

Os candidatos aprovados na prova oral, serão convocados para a avaliação de títulos. Os candidatos não convocados para a avaliação de títulos serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso. A avaliação de títulos, de caráter classificatório, valerá 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. No caso de envio da cópia autenticada do título, a marca de autenticação deverá estar visível da imagem enviada.  

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva disporá das 9 horas do dia 11 de julho de 2019 às 18 horas do dia 19 de julho de 2019 (horário oficial de Brasília/DF) para fazê‐lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos. 

A nota final no concurso será o somatório da nota final na prova objetiva, da nota final na prova discursiva, da nota final na prova discursiva e da nota final na avaliação de títulos.

Após o cálculo da nota final no concurso e aplicados os critérios de desempate, os candidatos serão listados em ordem de classificação de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso. 

Os nomes dos candidatos que forem considerados pessoas com deficiência, após a avaliação biopsicossocial, serão publicados em lista única de classificação geral. 

Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando‐se para o número imediatamente superior se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco. 

A nomeação dos candidatos ocorrerá na data provável de 30 de março de 2020, condicionada à autorização da autoridade competente.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público