A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) realizou provas objetivas de concurso em 16 de outubro. Foram abertas 280 vagas para Agente de Polícia Substituto, que teve 25.072 candidatos, e 220 vagas de Escrivão de Polícia Substituto, que teve 6.257 inscritos. A exigência para os dois cargos é de curso superior em qualquer área de formação, mais CNH de categoria B para o cargo de Agente.

O concurso chegou a ser suspenso em 10 de outubro, mas seu andamento foi retomado normalmente

A função de Agente de Polícia Substituto tem 2.4817 candidatos para 266 vagas de ampla concorrência e 255 para 14 vagas reservadas a pessoas com deficiência. As atribuições do cargo de Agente incluem efetuar diligências a fim de prender criminosos, apreender objetos furtados e localizar pessoas, fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas, policiar zonas impróprias para menores, dar plantão, seguir elementos suspeitos da prática de infração penal, fazer coletas de informações, prender infratores em flagrante ou em virtude de mandado da autoridade competente, conduzir pessoas à presença da Autoridade de Polícia Judiciária, quando necessário ao esclarecimento de fatos delituosos, elaborar relatório das investigações realizadas, dirigir viaturas policiais e zelar pela sua conservação e limpeza. O cargo tem jornada semanal de trabalho de 40 horas e oferta salários iniciais de R$ 1.500,00.

Já a função de Escrivão de Polícia Substituto registra 6.161 candidatos para 209 vagas de ampla concorrência e 96 candidatos para 11 vagas reservadas a pessoas com deficiência. O cargo de Escrivão tem atribuições como reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos, expedir intimações, citações e notificações, redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins, preencher guias para identificação, recolhimento e soltura de presos,protocolar ofícios, requerimentos e representações, catalogar e arquivar em pastas próprias todos os documentos relativos ao serviço, organizar os livros de cargas e descargas de remessa de autos, de conclusões de inquéritos e de ofícios, documentos e demais papéis dos cartórios policiais, dar plantão, lavrar termos de fiança e recolher respectivos valores às repartições competentes, dentro do prazo legal, organizar mapas de estatísticas policiais, acompanhar autoridades policiais em suas diligências, fornecer certidões, mediante despacho da autoridade policial, executar os trabalhos de datilografia/digitação necessários ao desempenho de suas funções. A função também tem jornada semanal de trabalho de 40 horas e oferta salários iniciais de R$ 1.500,00.

Saiba mais sobre o concurso

Com inscrições abertas em Goiás: Polícia Militar e Bombeiros Militares

Provas

A aplicação de provas objetivas e discursivas aconteceu em 16 de outubro, na cidade de Goiânia. Para conseguir aprovação na etapa objetiva é necessário obter 4,00 pontos ou mais na prova objetiva de Conhecimentos Básicos; 6,00 pontos ou mais na prova objetiva de Conhecimentos Gerais; 6,00 pontos ou mais na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P3; e 21,00 pontos ou mais no conjunto das provas objetivas. A avaliação das questões será de 1,00 ponto por resposta certa; 0,25 ponto negativo por resposta errada; e 0,00 caso não haja marcação ou haja mais de uma marcação.

Além dessa etapa, estão previstas avaliação médica (entre os dias 17 e 18 de dezembro); teste de aptidão física (4 e 5 de fevereiro de 2017); exame psicotécnico (5 de março); prova de digitação, apenas para o cargo de Escrivão (12 de março); eentrega da documentação para a avaliação de vida pregressa e investigação social (entre 11 e 17 de abril).

Gabaritos

O Cespe/Cebraspe divulga os gabaritos preliminares da prova objetiva a partir das 19 horas do dia 17 de outubro. 

O resultado final da prova objetiva e o preliminar da prova discursiva estão previstos para 9 de novembro.

A validade do concurso será de seis meses a partir da sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe a divulgação dos gabaritos