Sai hoje: o grande processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem sua divulgação de resultado prevista para depois da 10 horas, pela banca Cesgranrio. Por meio de dois editais, foram abertas 7.825 vagas temporárias que registraram 227.146 candidatos inscritos.

As vagas estão distribuidas pelos cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (que tem 221.177 inscritos), Agente de Pesquisas pelo Telefone (que tem 3.010 inscritos) e de Supervisor de Pesquisas (que tem 2.959 inscritos). Os salários iniciais das funções variam entre R$ 950,00 e R$ 4.600,00, somando ainda benefícios previstos. Saiba mais sobre a concorrência e os cargos do seletivo

As provas objetivas foram realizadas em 4 de setembro, como única etapa para avaliação dos candidatos. Para conquistar a aprovação, a exigência é de o candidato obtenha pelo menos 30% de acertos totais na prova, sem zerar nenhuma das áreas de conhecimento. Só serão considerados classificados os candidatos que conseguirem a aprovação e ficarem dentro do número previsto de vagas. Os gabaritos preliminares saíram no dia seguinte ao das provas.

Resultado

Os candidatos aguardavam pelo resultado final, que foi previsto inicialmente para o dia 3, mas acabou saindo no dia 4 de outubro. Os gabaritos definitivos após recursos administrativos também foram divulgados. No entanto, a divulgação de resultado não permite interposição de recursos.

A validade dos contratos será de um ano, podendo ser porrogada até o prazo máximo de três anos. Já o prazo para convocações será de dois anos a partir da homologação no Diário Oficial da União.

Em 2016, o IBGE já realizou concursos para técnicos analistas e tecnologistas. Também já teve um concurso suspenso devido ao adiamento do Censo Agropecuário.

Acesse o resultado da seleção

Veja os gabaritos definitivos