O Instituto Rio Branco (IRBr), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), abre concurso público para seleção de 30 Diplomatas que ingressarão na classe inicial de terceiro secretário. Das 30 vagas, seis são reservadas a candidatos negros e duas a pessoas com deficiência.

A organização do certame fica por conta do Instituto Rio Branco (IRBr) e do Cespe/Cebraspe. Para se candidatar, é exigida a conclusão de qualquer curso de graduação em nível superior que seja reconhecido pelo MEC. A função tem remuneração inicial de R$ 15.005,26.

As inscrições estão abertas no período entre as 10 horas do dia 8 de junho até as 23h59min do dia 20 de junho e devem ser realizadas no site do Cespe/Cebraspe. A taxa de participação é de R$ 225,00.

O MRE já realizou concurso para Oficial de Chancelaria em 2016.

Primeira Fase

O concurso terá três fases, começando pela prova objetiva de conhecimentos, que foi remarcada para 31 de julho. Essa prova terá 73 questões das áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Cada questão terá quatro itens que devem ser considerados como certo ou errado pelos candidatos, e as notas atribuídas serão de 0,25 ponto para cada acerto,0,25 ponto negativo para cada erro e 0 para quando não houver marcação ou houver marcação dupla. Essa fase tem caráter unicamente eliminatório e serão reprovados todos que não atingirem a nota mínima de 29,25, sendo 73 a nota máxima da fase.

Segunda Fase

Os aprovados e convocados na prova objetiva passam por prova escrita de língua portuguesa. Serão chamados para essa etapa 300 candidatos: 225 de ampla concorrência, 60 negros e 15 pessoas com deficiência que obtiverem maior nota na prova objetiva. Essa fase vale 100 pontos e os candidatos devem escrever uma redação sobre tema geral e resolver dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos A convocação acontece em 12 de setembro e a prova será realizada em 17/09. Os candidatos que obtiverem 60 pontos ou mais passam para a terceira fase.

Terceira Fase

A terceira fase inclui provas escritas de Língua Inglesa (a ser realizada em 18/09), História do Brasil (a ser realizada em 18/09), Política Internacional e Geografia (a ser realizada em 24/09), Noções de Economia (a ser realizada em 24/09), Noções de Direito e Direito Internacional Público (a ser realizada em 25/09), e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório (a ser realizada em 25/09). O resultado provisório das provas dessa fase está previsto para 14 de novembro.

A nota final no concurso será a soma das notas obtidas nas provas da segunda e terceira fases. O resultado final tem divulgação prevista para 16 de dezembro. 

O concurso será válido apenas por 90 dias, sem possibilidade de prorrogação de prazo.