O concurso público da Prefeitura de Patos no estado da Paraíba, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 15 mil candidatos que disputam 298 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade para lotação em várias secretarias do município. Os salários oferecidos no concurso vão de R$ 954,00 a R$ 2.500,00, mais gratificações, conforme o cargo e sua jornada de trabalho, que vai de 20 a 40 horas por semana. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 9 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão pontuadas com valor diferenciado de acordo com o cargo pleiteado, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado na próxima quarta-feira, 12 de dezembro, através do site da organizadora.

Para os candidatos aos cargos de Motorista, Músico, Operador de Máquinas e Condutor de Ambulância, haverá prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. Esta, busca aferir a capacidade de adequação funcional e situacional do candidato às exigências e ao desempenho eficiente das atividades do cargo a que se propõe ocupar. A avalição desta etapa, será em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota superior a 70 pontos.

Os candidatos aos cargos de Guarda Municipal e Vigilante, aprovados nas provas objetivas e dentro do número de vagas, passarão por um curso de qualificação, de caráter classificatório e eliminatório. Esta, busca aferir a capacidade de adequação funcional e situacional do candidato às exigências e ao desempenho eficiente das atividades do cargo a que se propõe ocupar. O Curso de Qualificação será realizado na Cidade de Patos/PB, tendo como estrutura: aulas de conteúdos éticos, conceitos, princípios, legislação, atividades práticas inerentes a rotina do cargo, Avaliação Psicológica e Avaliação Final do Curso. Este será avaliado numa escala de zero a 100 pontos, onde o ponto de corte é de 70 pontos.

A etapa seguinte será a prova de títulos, de caráter classificatório, aonde serão convocados somente três vezes o número de vagas oferecidas por cargo, respeitando os empates na última posição. O candidato deverá preencher e assinar formulário, no qual indicará a quantidade de títulos apresentados. Juntamente com esse formulário, deverá ser apresentado fotocópias autenticadas, encadernadas e em espiral, com páginas enumeradas e rubricadas pelo candidato, de cada título declarado. Não serão consideradas para efeito de pontuação as cópias não-autenticadas em cartório. 

O prazo de interposição de recurso será de dois dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

O Resultado Final do Concurso, depois de decididos todos os recursos, caso interpostos, e depois de comprovada a sua regularidade que será demonstrada através de relatório sucinto, será encaminhado pela Educa Assessoria Educacional - LTDA ao Prefeito Constitucional do Município de Patos/PB que o homologará e fará publicar nos meios de comunicação devidos.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado a critério do Poder Executivo Municipal por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público