O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realizou no sábado, dia 13, as provas objetivas e dissertativas do concurso público que vai preencher 20 vagas em dois cargos de nível médio e superior, sob regime estatutário. No total, cerca de 6.980 aspirantes participaram do certame. 

São 15 vagas na carreira de Auditor de Contas Públicas, com remuneração de R$ 13.002,03; e 5 vagas para o cargo de Agente de Documentação, com remuneração de R$ 5.519,61. Ambos os cargos terão jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A prova objetiva era composta por 100 questões de diferentes áreas do conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório. Para o cargo de Auditor de Contas Públicas, o certame terá nota máxima de 100,00 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que somar no 60,00. Já para o cargo de Agente de Documentação, o certame vale 50,00 pontos, e para ser classificado o aspirante precisa somar no mínimo 30,00. 

Os  gabaritos  oficiais  preliminares  da  prova  objetiva  serão  divulgados  na  internet,  no  endereço  eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/tce_pb_17, a partir das 19 horas de terça-feira, 16 de  janeiro.

A prova discursiva realizada no mesmo momento da objetiva, se dava pela produção de um texto dissertativo, também de caráter eliminatório e classificatório. Essa etapa valerá 30,00 pontos para Auditor de  Contas  Públicas e 10,00 pontos para o cargo de Agente de Documentação. Para serem aprovados os candidatos precisa somar no mínimo 50% da nota.  Serão corrigidas apenas as provas dissertativas dos candidatos aprovados na primeira fase e classificados até a 140º posição para Auditor e até a 40º posição para Agente. 

Apenas para os candidatos ao cargo de Auditor de Contas Públicas, o certame terá Programa de Formação, de caráter eliminatório, tendo duração de até  40  horas‐aula  presenciais, em  tempo  integral,  com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e  feriados. 

Será aplicada prova discursiva no final do programa de formação, que valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de uma peça técnica de, no máximo, 90 linhas, onde o candidato precisa somar no mínimo 5,00 pontos. 

O prazo para interposição de recursos será de dois dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser encaminhado no site da organizadora, devidamente fundamentado e seguindo as regras do edital. 

A nota final dos candidatos será a soma de todas das notas das etapas do certame, sendo esses classificados por ordem decrescente de pontos. A data de divulgação do resultado final ainda não foi disponibilizada pela organizadora. 

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ainda ser prorrogado por mais dois anos, a critério do TCE-PB.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público