O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) realizou provas objetivas de concurso público no dia 16 de outubro. Após prorrogação de inscrições, mais de 47 mil pessoas se candidataram para disputar as 18 vagas no cargo de Técnico de Controle Externo, que exige escolaridade média completa. 

Dentre as atribuições da função, estão a execução de atividades de apoio técnico-administrativo necessárias ao desempenho das atividades inerentes ao funcionamento do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro;  execução de tarefas identificadas com a instrução dos processos submetidos à apreciação do Tribunal; instruir e examinar documentos, informações e processos de natureza técnica ou administrativa que lhe sejam distribuídos; auxiliar na execução de trabalhos de fiscalização em suas diversas modalidades, com a elaboração dos respectivos relatórios e exame de recursos; redigir, digitar, preparar e conferir expedientes, informações, correspondências, documentos e comunicações processuais; efetuar pesquisas, cálculos, duplicar documentos e preencher requisições; elaborar quadros demonstrativos, tabelas, dados estatísticos, relações e outros, auxiliando na execução dos levantamentos ou registros necessários; executar a movimentação interna e externa de processos e outros documentos; atender ao público interno e externo; prestar suporte administrativo e operacional necessários ao desenvolvimento das atividades da unidade; executar outras tarefas de apoio técnico e administrativo determinadas; zelar pela conservação e guarda do patrimônio público, assim como pela entrada e saída de bens e documentos desta Corte de Contas.

O salário inicial da função é de R$ 8.045,36, somando ainda benefícios como auxílio-saúde, auxílio-creche para dependentes de até seis anos e auxílio-educação para dependentes de até 17 anos. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas.

Saiba mais sobre o concurso

Provas

A prova objetiva, primeira etapa avaliativa do concurso, foi realizada em 16 de outubro. Foram 100 questões nas disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, controle externo, ciência da administração, direito administrativo, direito constitucional, administração financeira e orçamentária e direito financeiro.

A segunda etapa, prova discursiva, será realizada em 11 de dezembro, com os candidatos aprovados e classificados até a colocação 260 para ampla concorrência, 20 para pessoas com deficiência e 80 para negros e índios. Serão duas questões que devem ser respondidas seguindo as regras de redação oficial do Manual de Redação Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Gabaritos

O IBFC divulgou os gabaritos preliminares e o caderno de provas objetivas do concurso já no dia 17 de outubro. O prazo recursal será de dois dias úteis, contados das 9 horas do dia seguinte ao da publicação até as 16 horas do segundo dia.

As demais datas não foram previstas até então, mas você pode acompanhar todas as atualizações do concuros por meio da janela abaixo. A validade do concurso será de dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe aqui a divulgação do gabarito