Após adiamento, as provas objetivas do concurso para seleção de Diplomatas foram realizadas em 31 de julho. O certame tem várias etapas avaliativas e visa a selecionar 30 candidatos, seis das vagas são reservadas a candidatos negros e duas a pessoas com deficiência. No total, 4.925 candidatos se inscreveram no certame, sendo 4.277 na busca pelas 22 vagas de ampla concorrência, 648 tentando as seis vagas para negros e 78 disputando as duas vagas para pessoas com deficiência.

O concurso está sendo realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) em conjunto com a banca organizadora Cespe/Cebraspe. Os salários iniciais do cargo são de R$ 15.005,26 e a exigência para o exercício da função é de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área de conhecimento.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

O MRE já realizou concurso para Oficial de Chancelaria em 2016.

Primeira Fase

As provas objetivas, inicialmente previstas para 17 de julho, foram realizadas no dia 31, em Brasília. As provas continham questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Cada questão com quatro itens que deveriam ser considerados como certos ou errados pelos candidatos. O candidato ganha 0,25 ponto para cada acerto, 0,25 ponto negativo para cada erro e 0 para quando não houver marcação ou houver marcação dupla. A nota mímina para essa fase, que tem caráter unicamente eliminatório é 29,25.

Os gabaritos preliminares serão disponibilizados pelo Cespe/Cebraspe no dia 2 de agosto, tendo como prazo para apresentação de recursos o período das 9 horas de 3 de agosto às 18 horas de 4 de agosto.

Segunda Fase

A prova escrita de língua portuguesa é a segunda etapa de avaliação, para a qual serão convocados apenas os 300 candidatos (225 de ampla concorrência, 60 negros e 15 pessoas com deficiência) que obtiverem maior nota na etapa objetiva. Serão uma redação sobre tema geral, mais dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de textos. As datas para essa etapa não sofreram alteração, com convocação acontecendo em 12 de setembro e prova em 17 de setembro. A nota máxima é 100 e a mínima para passar para a terceira, e última, fase é de 60 pontos.

Terceira Fase

A terceira fase do concurso é composta de uma série de provas escritas: Língua Inglesa (prevista para 18/09), História do Brasil (prevista para 18/09), Política Internacional e Geografia (prevista para 24/09), Noções de Economia (prevista para 24/09), Noções de Direito e Direito Internacional Público (prevista para 25/09), e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório (prevista para 25/09). O resultado preliminar dessas provas deve sair em 14 de novembro.

O resultado final do concurso, com a soma das notas da segunda e da terceira fase sai em 16 de dezembro, data em que começa a vigorar a validade de 90 dias, que não é prorrogável.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.